Cuidado com a avareza



E
disse-lhes (Jesus): Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

Lucas 12:15

Momentos antes, Jesus foi questionado por um homem sobre uma partilha de herança com seus irmãos, e depois de explicar-lhe que não tinha vindo a este mundo para ser juiz ou partilhador de bens, começou a falar a todos sobre a avareza, sobre a sede que o homem tem em comprar, em conseguir coisas, em guardar dinheiro, e que por muitas vezes passa a ser muito exagerada, por isso a chamou de avareza!
A avareza é um desejo desordenado por adquirir coisas.
Quando esse desejo por coisas materiais se torna muito forte acaba atrapalhando a nossa vida com o Senhor, e se torna em idolatria. 

O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.
Provérbios 22:7

Aquele que fica devendo acaba se tornando servo daquele a quem pediu emprestado, já foi escrito nos Provérbios. 

Muitos na sede de possuir bens e coisas, acabam se endividando e comprando além do que podem pagar. O crédito fácil e parcelado torna isso hoje em dia uma coisa muito convidativa e acaba colocando muitas famílias no fundo do poço, atolada em dívidas e não conseguindo mais pagá-las devido aos juros altíssimos cobrados pelas administradoras de cartões e lojas.

O problema está em que a avareza pode fazer com que a pessoa faça coisas erradas a fim de obter o que deseja. Muitas vezes ela pode colocar seu trabalho, sua carreira à frente dos propósitos de Deus, e acaba deixando sua família de lado, acaba não tendo tempo de conversar com Deus, de estudar e ensinar.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Hebreus 13:5

Se não estamos contentes com o que temos agora, não ficaremos contentes mesmo que consigamos o mundo todo de bens. Não conseguiremos nos fartar nunca. Temos que estar contentes com o que temos.

Se não tivermos equilíbrio em tudo em nossa vida, a avareza pode se sobrepor e assim nunca estaremos contentes.

Como Jesus mesmo disse, a nossa vida não consiste nos bens que possuímos ou deixamos de possuir. A vida é muito mais preciosa que isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O pão nosso de cada dia, nos dá hoje!

Jesus não quer que sejamos tirados deste mundo...